Durante trilha no deserto, mulher se depara com leão da montanha
Por Ana Carolina Câmara em Mundo AnimalHá poucos dias, Denise Peterson, fundadora do Utah Mountain Lion Conservation — organização com iniciativas em prol do bem-estar dos pumas em Utah (EUA) — estava caminhando no deserto quando se deparou com uma cena que a deixou encantada.
Acontece que Denise pode contemplar a imagem de uma jovem leão da montanha acomodado em uma rocha, tomando banho de sol.
O que mais lhe chamou a atenção foi como a felina (sim, na verdade era uma fêmea) estava sentada: majestosa e intocável. Imponente, quem a via, tinha medo.
“Ela estava sentada na encosta olhando para o vale”, disse Peterson ao The Dodo.
Extasiada com a cena, Denise publicou no seu perfil do Facebook no dia 14 de abril. Ela contou que foi um privilégio ter passado a tarde e a noite observando o leão, pois é raro vê-los na natureza e, quando tem oportunidade, os aprecia.
“Observei enquanto ela explorava a encosta, tomava banho de sol em uma rocha, tentava caçar um pássaro e observava o pôr do sol antes de se afastar para cuidar de seus 'negócios' noturnos. Adoro saber que temos esses felinos nas montanhas ao nosso redor. Temos muito trabalho a fazer aqui, mas são momentos como este que nos fazem continuar!”, contou.
Com o auxílio de um binóculo, a pesquisadora passou mais de três horas e meia observando o bicho. Denise acredita que pelo fato do animal ser jovem, estava esperando sua mãe.
Faz anos que Denise trabalha com preservação da vida selvagem e nesse período esse é o décimo primeiro puma que ela vê de pertinho. E mais, pode contemplá-lo por longas horas.
“Fiquei absolutamente feliz”, disse Peterson. “A maioria dos avistamentos são bastante breves, por isso foi bom ter algum tempo com ela.”
Durante o período que permaneceu ali, a pesquisadora viu muitos corredores e caminhantes passando no local e nenhum deles percebeu o animal no topo da montanha. Além de que o felino também não se sentiu incomodado com a presença dos humanos perambulando em seu seu habitat.
“Há muitos equívocos sobre [os leões da montanha], e muitas vezes se pensa que eles são agressivos”, disse Peterson. “Os leões da montanha, no entanto, são muito avessos a conflitos e normalmente fogem quando se sentem ameaçados.”
A experiência de observar um animal tão magnifico de pertinho fez com que a pesquisadora compartilhasse sua história.
“Observá-la me inspirou a compartilhar a experiência com outras pessoas, já que poucas pessoas conseguem ver um na natureza”, disse Peterson. “Foi uma boa oportunidade para compartilhar uma experiência positiva com um felino selvagem que normalmente é tão incompreendido”.
Lindo demais, né?
A jovem Tara Bray também passou pela experiência de se deparar com um animal selvagem durante uma caminhada no Parque Nacional Torres del Paine, localizado na Patagônia, Chile.
Tara contou para o portal de notícias The Dodo que na trilha sentia alguém lhe observando, foi então que parou para procurar o olhar que a seguia. E adivinhe? O animal era um puma! Ele olhava diretamente para ela, pensa no susto!
Saiba mais clicando no link da matéria abaixo.
Assista também:
Esse gatinho abandonado na chuva não imaginava que sua história teria uma reviravolta
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube