Cão e tutor são diagnosticados com a mesma doença - e é assim que eles passam seus últimos meses juntos
Já peguem os lencinhos, pois vão precisar, viu?
Por Aline Prestes em CãesDiagnosticados com câncer renal, um cachorro e seu tutor enfrentaram os mesmos sintomas juntos no ano passado. Achando que ia morrer, o homem planejou a vida de sua família após sua morte, além de tentar viver seus últimos momentos da melhor forma possível.
Aos 48 anos, Simon O'Brien, mora em Aintree, na Inglaterra e tem três filhos: Ivy (27), Callum (18) e Niamh (14). Gerente de projetos, ele costumava correr e participar de competições. Até que um dia de treinamento, o homem se sentiu muito cansado.
Já Bella, a labradora de oito anos, que sempre estava alegre e disposta a brincar com seus irmãos humanos, passou a dormir mais, beber bastante água e perder peso.
"Bella era o típico Labrador clichê - apenas um cão de família, que está sempre feliz e adora brincar com as crianças", contou Simon ao Metro.
Os sintomas que Bella apresentou são considerados clássicos quando se fala em câncer renal em cachorros. De acordo com o PetCure Oncology, sinais visíveis podem incluir abdome aumentado, perda de peso, sangue na urina, insuficiência renal, beber muita água, urinar em excesso, letargia, falta de apetite e desconforto perto das costas do cão.
Em poucos meses de diferença, Simon e sua amada labradora tinham recebido o mesmo diagnóstico. “Foi como um raio do nada e ter dois tipos de câncer na família ao mesmo tempo foi horrível”, apontou.
Temendo o pior, Simon começou a preparar seu funeral e escreveu uma série de cartas para futuras ocasiões especiais, como os grandes aniversários e casamentos de seus filhos.
Além disso, ele aproveitou o tempo que passava em casa (realizando seu próprio tratamento) para ficar ao lado de Bella.
"O veterinário disse que não havia nada que eles pudessem fazer e que ela tinha meses de vida. E que era para aproveitar nosso tempo com ela e criar memórias. Ela é minha melhor amiga e para nós muito mais do que um cachorro, ela é parte da nossa família", disse.
O câncer de rim em cães geralmente envolve a remoção cirúrgica do rim afetado, no entanto, o procedimento não é indicado quando o cão já tem uma idade avançada ou apresente algum problema que pode trazer um risco cirúrgico.
Nesse caso, outros tratamentos podem ajudar a retardar o câncer e melhorar a qualidade de vida de um cão, assim como Bella, que atualmente recebe doses diárias para se sentir melhor e viver um pouco mais.
Consciente disso, Simon decidiu dedicar ainda mais seus dias a amar Bella, que não pode realizar o mesmo procedimento.
“A medicação é muito cara, mas tem sido incrível. [Nós] continuamos a levá-la para a praia porque ela adora as ondas, e por cinco ou dez minutos ela esquece tudo e volta a ser um cachorrinho feliz”, comentou o tutor.
Remissão
Alguns meses depois, para sua surpresa e alegria, Simon notou que os sintomas diminuírem aos poucos. Até que finalmente ele recebeu a boa notícia: seu câncer entrou em remissão!
Agora ele dedica seus dias em deixar Bella confortável e lhe conceder todos seus desejos visíveis!
Veja também este vídeo:
Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet
Redatora.