Adestrador alerta sobre frutas que fazem mal para cães e que podem até hospitalizá-los
Por Ana Carolina Câmara em DicasA maioria dos cães gosta de comer frutas, não é mesmo? No entanto, algumas delas podem ser prejudiciais e levar seu pet a precisar de cuidados médicos. Para evitar qualquer problema, o adestrador de cães Leo Valente selecionou cinco frutas que são proibidas para os cães. Vamos conhecê-las?
Leo atua na capital de São Paulo e ele garante que adestra qualquer raça de cão através do Método Positivo Instintivo. De acordo com o American Kennel Club (AKC), uma das principais autoridades em registros de raças de cães, esse método é uma abordagem de treinamento de animais que se concentra no uso de recompensas e estímulos positivos para reforçar comportamentos desejados.
O método enfatiza o reforço dos comportamentos corretos em vez de punir os indesejados. Essa abordagem utiliza recompensas como petiscos, brinquedos e elogios para incentivar os animais a repetirem comportamentos desejáveis, criando um ambiente de treinamento positivo e motivador.
E uma vez que frutas podem ser usadas como petisco na hora do treinamento, vamos conferir as cinco frutinhas que não fazem bem ao seu pet. O vídeo com essas dicas foi compartilhado nas redes sociais do adestrador @adestradorvalente em 1º de março, com seus mais de 76 mil seguidores, entre TikTok e Instagram.
No vídeo, Leo é visto sentado em uma praça, acompanhado de seus dois pets, enquanto apresenta as frutas que não são recomendadas para os cães, sendo elas:
1º UVA
“Ela não deve ser oferecida in natura, descascada ou desidratada. Pois, em qualquer uma dessas formas e em qualquer quantidade, ela é perigosa, podendo causar intoxicação”, explicou Leo.
Segundo o AKC, essa fruta pode causar problemas graves de saúde, como insuficiência renal aguda. Mesmo em pequenas quantidades, essas frutas podem levar a sintomas como vômitos, diarreia, letargia e danos nos rins.
Se o cão ingerir a uva acidentalmente, é necessário procurar imediatamente um veterinário para orientação e tratamento adequado.
2º CARAMBOLA
“Ela possui substâncias que podem levar a um quadro de falência renal, tanto em cães com rins debilitados quanto em cães com rins saudáveis”, comentou.
Conforme explicou o portal de notícias Wag!, a ingestão de carambola pelos cães pode resultar em sintomas como vômitos, diarreia, fraqueza, tremores musculares, convulsões e insuficiência renal aguda. Mesmo pequenas quantidades podem ser perigosas, não havendo um nível seguro de consumo.
Se o seu cão ingerir carambola acidentalmente e apresentar sintomas de intoxicação, é necessário buscar atendimento veterinário imediato para tratamento adequado.
3º FIGO
“Ele possui uma enzima que pode provocar reações alérgicas severas, colocando a vida do seu cão em risco”, explicou.
De acordo com o Wag!, O figo, especificamente a fruta madura, contém uma substância chamada ficina, que pode ser prejudicial para cães. A ficina pode causar irritação e inflamação do trato digestivo dos cães, levando a sintomas como vômitos, diarreia e desconforto abdominal.Além disso, os figos também contêm altos níveis de açúcar, o que pode levar a problemas gastrointestinais, obesidade e desequilíbrios nos níveis de glicose no sangue dos cães.
Portanto, é recomendado evitar a alimentação de figos aos cães.
4º TOMATE
“Ainda mais quando estão verdes, pois são tóxicos, podendo levar a quadros de gases, vômitos e diarreias extremas”, esclareceu.
Segundo o blog do Purina, o tomate pode ser prejudicial para cães devido à presença da substância tóxica chamada solanina, encontrada principalmente nas folhas e caules.
O consumo excessivo de tomate pode causar sintomas como vômitos, diarreia, fraqueza e problemas neurológicos. Algumas variedades também contêm tomatina, outra substância prejudicial para os cães.
É recomendado limitar ou evitar a alimentação de tomates aos cães para evitar complicações.
5º MARACUJÁ
“A semente do maracujá possui uma pequena quantidade de cianeto, uma substância tóxica para os cães”, finalizou.
Conforme o portal de notícias Pet Keen, o maracujá é tóxico para cães devido à presença de substâncias como a cianogênese. A ingestão de maracujá pode levar a sintomas como vômitos, diarreia, dificuldade respiratória, fraqueza e convulsões. A semente contém cianeto, que é extremamente tóxico.
Mesmo pequenas quantidades podem ser prejudiciais, não havendo um nível seguro de consumo. É recomendado evitar completamente a ingestão de maracujá pelos cães.
A publicação no TikTok alcançou mais de 877 mil visualizações, 30 mil reações e centenas de comentários.
“Do tomate eu não sabia”, declarou uma internauta.
“O veterinário nutricionista receitou tomate para os meus buldogues”, escreveu outra. Leo respondeu: “Sim!! Se usa bastante em dietas! O maior cuidado é com os tomates verdes! E com toda a certeza ele colocou numa quantidade legal para ele!”
Confira:
Você sabia dessas informações? Deixe nos comentários!
Para seguir Leo nas redes sociais, clique aqui.
Veja também este vídeo:
Pépe Bonner apresenta mais casos engraçados e curiosos sobre animais no Jornalzinho Amo Meu Pet
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube