Tutor entristecido por perda de gatinho volta a sorrir após ser surpreendido pela família; vídeo

Javier estava de luto há 3 anos.

Por
em Aqueça o coração

Um tutor muito fiel ao seu gatinho ficou completamente perdido e triste depois que o animal de estimação faleceu. O amor era tão grande que somente após três anos da perda do animal, Javier Silva, se permitiu amar de novo outro felino e voltou a sorrir.

O gatinho falecido era chamado de Juancho e viveu até os 19 anos.

Juancho, um macho de pelagem laranja foi enterrado próximo de casa, e no local da cova, o tutor plantou uma árvore, para homenagear o amigo de quatro patas.

“Quando Juancho morreu, meu pai me ligou chorando para me dar a notícia. Ele não conseguia esconder sua voz trêmula”, lembrou Francisco Rojas, filho de Javier, em entrevista ao site The Dodo.

Familiares e amigos próximos de Javier sabiam que ele estava muito abalado com a perda do animal, não suportando mais o ver na mesma situação.

Então decidiram fazer algo para melhorar sua saúde mental e despertá-lo do processo difícil do luto. Após três anos já era hora de dar um novo passo e tudo conspirou a favor do homem enlutado.

Quando pessoas próximas de Javier descobriram que na região de sua residência havia nascido um gatinho laranja que estava disponível para adoção, não pensaram duas vezes e resolveram fazer uma surpresa levando-o para seu novo tutor.

O momento em que Javier entendeu o que aquilo significava emocionou a todos, você pode conferir abaixo:

O vídeo compartilhado no dia 14 de junho já obteve mais de 11 milhões de visualizações.

A interação de Javier com Juancho II, como foi batizado, não deixa dúvidas: é como se fosse um reencontro.

Nas cenas o homem chora de emoção e felicidade ao ver como o novo felino é parecido com seu antigo amigo.

Além das visualizações a publicação obteve mais de dois milhões de curtidas e 19 mil comentários.

“Tão doce, gostaria que todas as pessoas tivessem esse amor pelos animais”, disse uma internauta emocionada.
“Só quem ama muito os gatos sabem o vazio enorme que sentimos após uma perda”, comentou um segundo.

Enquanto conhece o novo animal de estimação, Javier se dirige a Juancho II como se fosse a reencarnação de seu primeiro gatinho.

O homem pergunta “por onde andava?”, emocionando seus filhos que permanecem olhando a interação dos dois.

Não há dúvidas que Javier amou a surpresa e recebeu o novo felino de braços e coração aberto, sem tirar o lugar de Juancho primeiro, mas agora o filhote tem seu próprio espaço e dará o seu melhor para ajudar o tutor a se libertar do luto.

De acordo com especialistas, a dor e o processo de luto por causa de um animal de estimação podem ser exatamente iguais ao quando uma pessoa querida morre.

A psicanalista Rochelle Aweida Veras diz que, nesse momento da perda de um animal de estimação, as pessoas próximas precisam respeitar o que o dono do pet está passando e tomar cuidado para não serem indelicadas.

Respeitar essa dor é muito importante para que a pessoa possa passar por todas as fases do luto até chegar na aceitação, que é quando consegue lidar com a perda com menos sofrimento, vai retomando a normalidade da sua vida, se adaptando à nova realidade até o luto acabar.

Que bom ver que a família de Javier respeitou seu tempo e esperou o momento certo para inserir um novo gatinho na vida do aposentado.

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.