Gata adotada emociona família ao adotar ninhada órfão
Era como se fossem mãe e filhos do mesmo sangue.
Por Beatriz Menezes em GatosUma gatinha frajolinha mostrou que a maternidade segue os mesmos instintos e padrões em qualquer espécie. A felina aceitou filhotes recém nascidos, ainda com os olhos fechados, que foram encontrados abandonados em cima de cacos de vidros.
A ação chamou a atenção da tutora que encontrou o restante da ninhada. Em uma publicação feita no Tik Tok no dia 8 de junho mostra a recém-formada família segura dentro de casa. No vídeo a tutora ajuda a gatinha a amamentar todos os filhotes, visto que ela havia acabado de dar a luz, quando os demais foram encontrados e apresentados a ela.
A gatinha aceitou prontamente e não fez distinção daqueles que eram de sangue e daqueles que estavam órfãos, em alguns momentos a fêmea se mostra incomodada com a intromissão da humana que fica pegando todos os bebês no colo.
A atitude da gata é de uma mãe super protetora que quer limpar e amamentar seus filhotes e certificar-se de que estão bem. É como se fossem mãe e filhos do mesmo sangue.
A atitude da frajolinha deixou a tutora surpresa pois achava que a gata iria demonstrar uma certa resistência antes de aceitar filhotes desconhecidos em casa.
O vídeo publicado pela tutora com usuário chamado @ragingloons já foi assistido por mais de 2 milhões de internautas e atualmente conta com 331 mil curtidas e 2514 comentários.
“É tão doce que ela os acolheu, mas ao mesmo tempo, se você tiver que fazer isso novamente, pegue um de seus gatinhos e esfregue-o com o adotivo para facilitar a aceitação”, comentou uma internauta com essa dica valiosa.
“Eu tinha três mães selvagens do lado de fora com quase 20 bebês. Todos cuidavam de todos os bebês”, disse um segundo sobre o mundo felino.
“Minha gata não alimentava nem seus próprios bebês”, relatou Rachael.
É comum gatas aceitarem filhotes de ninhadas diferentes. Isso ocorre porque, em geral, as gatas possuem um instinto materno natural e forte, que as leva a cuidar e proteger os filhotes, independentemente de serem da mesma ninhada ou não.
Além disso, as gatas são animais sociais e podem se adaptar facilmente a cuidar de mais de uma ninhada ao mesmo tempo. No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e que a aceitação dos filhotes pode variar de gata para gata. Felizmente essa história teve um final feliz.
Mas antes de fazer isso em casa, busque saber a personalidade do seu animal e se ele não irá oferecer um risco a um ser indefeso e frágil.
Entender o comportamento materno não tem a intenção de somente explicar o instinto materno, estudos fornecem bases para condutas que vão melhorar cada vez mais os esforços de transformar esse momento importantíssimo na vida de nossas amigas felinas em um momento de alegria.
Portanto, uma recomendação antiga deve ser mantida: nos primeiros instantes após o parto, manipule os recém-nascidos somente quando for realmente necessário, para que não haja rejeição, salvo casos de abandono.
Confira o vídeo abaixo:
Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!