Vira-lata é flagrado pedindo carinhosamente comida para clientes de restaurante; vídeo

Por
em Comportamento

Um vira-lata ficou famoso nas redes sociais após ser flagrado pedindo comida para duas clientes de um restaurante na cidade de São José do Rio Claro, no Mato Grosso.

O cãozinho, que não teve nome divulgado, viralizou após a publicação ser feita no Tik Tok no dia 26 de junho. O vira-lata desenvolveu uma habilidade peculiar: sentar-se em frente a mesa de clientes e tocá-los com a patinha, na esperança de chamar a atenção e receber um pouco de comida.

É certo que muitos se comovem e dividem a refeição, exemplo da jovem que também foi filmada na cena.

Especialistas em comportamento animal explicam que essa habilidade não é nada incomum entre cães e outros animais.

De acordo com a médica veterinária Juliana Fecchio Pirolo, os cães são animais extremamente sociais e têm um forte senso de urgência em relação à comida.

"Os cães ainda possuem instinto de predador e precisam manter uma alimentação de qualidade para terem energia suficiente para caçar ou se defender. Além disso, a comida é um importante reforço positivo, que estimula o bem-estar e a sensação de segurança", explica a especialista.

No entanto, a médica veterinária alerta que ceder à "chantagem" de cães que pedem comida na rua pode ser perigoso para os animais, já que eles podem ser envenenados ou sofrer de intoxicação alimentar.

Por isso, é importante educar os pets sobre os horários de refeição e treiná-los a comer apenas em casa.

Segundo Juliana, o melhor modo de ensinar um pet sobre horários de refeição é estabelecer uma rotina alimentar fixa, com horários específicos para as refeições. "A alimentação deve ser oferecida em um local tranquilo e sem distrações, como ruídos ou brincadeiras. Além disso, é importante não oferecer petiscos ou restos de comida fora do horário de refeição", completa a especialista.

Ao mesmo tempo, é importante reforçar bons comportamentos, como sentar-se ou esperar pacientemente pelo prato de comida.

"O treinamento deve ser feito com técnicas positivas, como recompensas com petiscos ou elogios verbais quando o animal se comporta bem. Assim, ele vai aprender a associar a boa conduta com uma recompensa positiva", destaca Juliana.

O vídeo publicado pelo perfil da agência de notícias Portal Rosário News, obteve mais de 431 mil visualizações, 15 mil curtidas e 759 comentários.

“Os abandonados são os mais educados conhecedores do sofrimento da rua”, deduziu um internauta.
“Que lindo”, comentou uma segunda pessoa.
“Boa ação, fome dói. Parabéns, moça, pela sua ação”, acrescentou Livania.

No caso do vira-lata, a "chantagem" acabou por se tornar um comportamento curioso e até engraçado. No entanto, em caso de animais de rua, procure saber se o animal tem dono e costuma passear, ou se realmente precisa de um lar. Caso seja abandono, comunique uma ONG ou órgão responsável na sua cidade.

Confira o vídeo abaixo:

Assista também este vídeo do nosso canal:

Cachorrinha anda sozinha pela rua com sua pelúcia após tutor falecer - eis que ela recebe surpresa

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.