Urso corre em direção a turistas e o inesperado acontece; vídeo

Por
em Mundo Animal

Um homem correu atrás de um urso para espantar o animal e evitar possível ataque. O caso aconteceu no início do mês, no Alasca, em uma visita guiada à baía de Chinitna.

Enquanto observavam os ursos em seu habitat natural, um grupo de turistas foi pego de surpresa quando um urso se aproximou rapidamente deles.

Felizmente, o guia Martin Boland demonstrou uma coragem imensa ao correr em direção ao urso com sua câmera, gritando em sua direção.

O animal, assustado com a rápida reação de Martin diante do perigo, voltou para a água. Segundo notícia do site Daily Mail, o guia possui mais de dez anos de experiência em visitas aos ursos.

Um vídeo emocionante do encontro, publicado na rede social Instagram, na conta @scenicbearviewing, mostra inicialmente um urso calmo, cavando buracos no Parque Nacional, enquanto os turistas registravam o momento.

O animal estava a cerca de 25 metros de distância. No entanto, a câmera rapidamente se voltou para um urso pardo distante, que começou a correr em direção do grupo, criando um momento extremamente tenso.

Foi nesse momento que o guia Martin Boland reagiu e conseguiu espantar o urso.

Após o acontecimento, a empresa de turismo que estava guiando os turistas divulgou conselhos em sua conta no Instagram.

Eles alertaram: "Nunca corra de um urso que esteja atacando, mesmo que seu instinto seja fazer isso. Isso é um blefe. Eles estão apenas tentando fazer você correr. Os ursos possuem um instinto natural de perseguição. Não se aproxime de ursos na natureza. Certifique-se de ter um guia experiente com você! Nós não nos aproximamos a menos de 50 metros. Foi o urso que se aproximou de nós."

A empresa acrescentou que, nos 30 anos em que as pessoas visitaram a área, nunca houve um ataque de urso.

A Scenic Bear Viewing oferece aos turistas a oportunidade de avistar ursos na natureza. O grupo parte de Homer, no Alasca, em um avião pilotado por Martin, em direção aos parques nacionais de Katmai ou Lake Clark. Segundo a empresa, os ursos pardos geralmente vivem entre 20 e 25 anos, embora alguns possam chegar aos 35 anos.

Diferenças entre ataque real e blefe

Na publicação do Instagram, o Serviço de Parques Nacionais dos EUA aconselha os visitantes a saberem distinguir entre acusações de blefe e acusações agressivas.

Em uma acusação de blefe, que tem o objetivo de intimidar, o serviço recomenda que as pessoas permaneçam firmes, sem fugir, caso isso provoque um ataque real. Durante uma acusação de blefe, como foi o caso do incidente no Alasca, o urso dará grandes saltos, mas eventualmente se afastará.

Em um ataque agressivo, o urso irá atacar rapidamente uma pessoa. Para um encontro com um urso pardo, é aconselhável fingir-se de morto e ficar o mais imóvel possível para que o urso não veja você como uma ameaça.

Se for um urso negro, a pessoa deve lutar o máximo possível para se proteger.

E você, teria coragem de observar ursos de perto?

Assista ao vídeo:

Redatora.