Mulher percebe algo estranho em olhos de cachorrinha - e então ela descobre o motivo
Por Larissa Soares em CãesQuando Kelly McArdle percebeu que os olhos de sua cadela começaram a inchar, ela imediatamente procurou atendimento médico. Mas até o veterinário ficou perplexo com a estranha condição.
A história foi compartilhada no TikTok em maio e recebeu mais de 2 milhões de visualizações.
De acordo com o portal Newsweek, em 2020, Kelly tinha acabado de chegar em casa quando notou que os olhos da cadelinha Bailey estavam inchados.
Porém, a tutora pensou que fosse apenas uma alergia e que não tinha com o que se preocupar. Mas Kelly, que mora em Nova Jersey, viu que nem tudo estava bem.
A tutora disse à Newsweek que alguns dias depois, os olhos da cadela estavam saltando para fora de sua cabeça.
"Parecia que eles iriam cair, e embora possa ter sido engraçado, como mãe de cachorro, foi horrível", disse ela ao site.
Bailey fez exames para descartar glaucoma, tumores, abscessos, problemas de tireoide e infecções, mas nada parecia funcionar. Sem fazer nenhum progresso, Kelly temia que o diagnóstico levasse a danos permanentes aos olhos.
"Finalmente, depois que nosso veterinário consultou dois oftalmologistas, tivemos um avanço e descobrimos que Bailey tinha uma doença rara. Ela sofre de uma condição chamada miosite extraocular, uma doença autoimune rara, que resulta na expressão de 'susto'", disse McArdle ao site.
Foi uma experiência assustadora para Kelly e Bailey, mas felizmente não aconteceu novamente.
"Bailey foi tratada com altas doses de corticosteroides e imunossupressores e gradualmente reduzimos a dose", disse Kelly ao site. "As recorrências da miosite extraocular são presumidas como uma reação alérgica, talvez uma alergia ambiental. Mas até hoje não tenho certeza exatamente por que aconteceu."
Ela continuou: "Bailey foi tratada por quatro meses e não teve uma recaída da doença. Ela tem vivido feliz e saudável desde então".
O vídeo compartilhado naconta do TikTok @baileyandodin possui mais de 363 mil curtidas. Muitas pessoas ficaram felizes em ver que Bailey está completamente saudável e bem, embora não pudessem deixar de rir de sua expressão.
"A doença é bastante rara e cria uma expressão de olhos esbugalhados em cães, então as reações variaram de choque, preocupação a muitas risadas.", disse Kelly ao site. "Como a doença é indolor e tratável, assim que Bailey melhorou, pude encontrar humor nisso e criar vídeos engraçados para conscientização.", complementou.
Assista ao vídeo:
Tradução: Minha cachorra quando ela me acordou em um dia aleatório de 2020 e me deu um ataque cardíaco.
Sobre a condição rara
O portal Newsweek informou que, em 2015, o Open Veterinary Journal destacou a raridade da miosite extraocular em cães, dizendo que a maioria dos veterinários pode nunca encontrá-la durante sua prática.
O primeiro relato da condição ocorreu em 1989 e acredita-se que seja mais comum em golden retrievers, cães mais jovens e fêmeas.
A condição é caracterizada por uma protrusão indolor dos olhos, clinicamente referida como exoftalmia bilateral.
Estudos de caso da condição mostraram que há comprometimento visual, o que faz com que o cão provavelmente esbarre em coisas, com uma capacidade pobre de foco e uma expressão de susto.
Uma vez que a condição é diagnosticada, pode ser tratada com medicamentos para reduzir a inflamação.
O Open Veterinary Journal disse que geralmente leva cerca de três semanas de administração de esteroides antes que o problema seja resolvido.
Assista também este vídeo do nosso canal:
Cachorrinha anda sozinha pela rua com sua pelúcia após tutor falecer - eis que ela recebe surpresa
Redatora.