Meu gato não gosta de mim: e agora? Médico veterinário explica como fazer amizade com um felino
Por Aline Prestes em GatosTer um gato nem sempre é sinônimo de que ele vá te amar ou até mesmo gostar de você. Muitas vezes, os felinos parecem mal tolerar seus humanos, qualquer aproximação do tutor faz com que eles fujam para longe. Embora pareça um comportamento sem solução, conforme o médico veterinário Francisco Rodrigues Neto, há algumas maneiras simples de reverter essa situação e construir uma amizade com um mimi.
De acordo com Francisco, qualquer tutor de gato precisa estar consciente que os bichanos têm suas particularidades e não adianta querer enchê-los de amor logo de cara.
“Precisamos dar o tempo e espaço a eles para uma adaptação fácil, por isso, não devemos forçar e ultrapassar os limites de um gatinho”, explicou.
Além de respeitar o espaço do bichano, o veterinário lista 5 formas de como fazer um gato gostar de você.
1. Ambiente
Preparar um ambiente que ofereça tranquilidade e segurança para o felino é o primeiro passo para o sucesso. Para isso, é muito importante manter todo local limpo, principalmente o banheiro. Eles amam estar limpos e querem que o ambiente que eles moram esteja da mesma forma.
2. Brinquedos
No espaço do gato, disponha de diversos objetos que incentivem o gasto de energia. Invista em brinquedos como arranhadores, plataformas, cabaninhas para esconderijos, brinquedos que estimule a perseguição, reflexo e caça etc.
3. Cheiro
Deixar o ambiente exalando seu cheiro pode facilitar a aproximação. Ele precisa reconhecer que isso traz segurança ao local. Você pode tentar deixar roupas, cobertas e outros itens que tenham seu cheiro.
4. Alimentação
Use petiscos e a ração para aproximar do bichano, isso ajudará tornar a refeição parte de uma memória afetiva. Deixar eles sem água ou comida, pode deixá-los ainda mais estressados e afastá-los de você.
5. Socialização
Dedique diariamente momentos de qualidade e socialização com seu gato. Assim ele saberá que poderá contar com sua companhia em determinado momento do dia. Quanto mais amor você mostrar, mais fácil será essa aproximação. Lembre-se de fazer carinho nos seus lugares favoritos, mas só faça essa aproximação quando ele permitir.
Dica bônus:
Não desista! Por mais que pareça difícil no começo, logo ele criará uma conexão com você e ficará feliz com sua companhia.
Gatos de apartamento precisam passear?
Uma dúvida que muitos tutores de bichanos tem apresentado nos últimos tempos: gatos que moram em apartamentos precisam passear? Depende! Isso pode variar conforme o comportamento do gato, personalidade, costume e preferências. Além disso, é melhor que você escolha uma guia confortável e segura, antes de mais nada.
Depois disso, será preciso treinar o passeio. Afinal, já pensou sair despreparado e gato simplesmente fugir? Nem pensar! Veja como deixar seu gato preparado para esse momento e o que deve ser avaliado antes de sair por ai, aqui!
Redatora.