Cachorro fica irreconhecível após ser tosado e perder 2 kg de pelos; veja transformação

Por
em Proteção Animal

Um cãozinho frágil, triste, pequeno e magro, depois de muito tempo recebeu aquilo que todos os animais merecem: cuidado e carinho. O cão fugiu da casa onde morava e foi resgatado pela equipe da ONG Logan’s Legacy, fundada por Suzette Hall.

Era o auge do verão quando um morador do bairro encontrou o cão chamado Max, vagando pelas ruas, com um amontoado de pelos pelo corpo e decidiu acionar uma ONG que pudesse ajudá-lo. O animal estava extremamente desconfortável e com muito calor.

De acordo com informações do site The Dodo, a família amava o cão, mas não podia bancar o tratamento de tosa e cuidado necessário do animal, por isso ele foi encontrado nesse estado.

Mas diante da situação de Max, a ONG ficou responsável por ele e, finalmente, o cachorro pode se livrar de 2 kg de pelos após ser tratado.

Durante toda a tosa, realizada com muita paciência, Max adormeceu.

O pet estava claramente apreciando aquele momento, esperando com alívio pela retirada de seu pelo para poder se refrescar.Ao final, o cachorro diminuiu de tamanho e peso. Apesar da situação, o cachorro foi devolvido para sua família.

E era nítido que ele estava muito feliz em retornar para casa, assim como os tutores ficaram muito agradecidos por Suzette concordar em socorrer o animal de forma gratuita, visto que eles não podiam ajudar economicamente.

"Não posso nem dizer o quão animado ele estava. Ele estava pulando para cima e para baixo quando o levei de volta para casa ver sua família. A família dele estava toda chorando. Foi absolutamente lindo”, contou a protetora de animais.

Sabendo da condição da família e vendo que Max não sofria maus-tratos, apenas não vai ao pet shop regularmente, a ONG decidiu que manterá contato com os tutores para que o cachorrinho possa receber uma tosa por mês. Assim, garantirão que o cachorrinho receba uma tosa mensal e nunca mais retorne ao estado em que foi encontrado.

A frequência ideal para tosar cães varia conforme a raça, tipo de pelagem e clima local. Em geral, cães de pelagem longa devem ser tosados a cada 6 a 8 semanas para mantê-los com uma aparência limpa e cuidada.No entanto, raças com pelagem mais densa podem necessitar de tosas mais frequentes, enquanto aquelas de pelagem curta podem não precisar ser tosadas tão regularmente.

A tosa é vital para evitar que a pelagem do cão emaranhe e suje, causando desconforto ao pet. Além de estética, a tosa previne problemas de pele e facilita a identificação de pulgas e carrapatos.

Contudo, antes de tosar o seu cão, é importante consultar um veterinário ou um profissional de tosa, pois algumas raças têm necessidades específicas de cuidados com a pelagem. Algumas delas têm pelagens que não devem ser tosadas, pois desempenham um papel importante na regulação da temperatura corporal do animal. Consultar um profissional é fundamental para garantir que o cão receba os cuidados adequados.

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.