Gato tem a reação mais comovente ao ver fotos e vídeos do seu dono falecido
Meg era muito apegado a Antonio e sentiu muito a sua falta quando ele faleceu.
Por Ana Carolina Câmara em GatosEm 2019, Antonio Francisco faleceu em decorrência de complicações após um AVC, além da família sentir sua falta, alguém muito especial também se entristeceu, seu gatinho Meg. Desde então, o pet 'pede' para ver fotos e vídeos do seu amado dono e a reação que tem é de emocionar!
A família mora no município de Embu das Artes, em São Paulo, e Nathalia Euzebio, neta de Antonio, filmou o momento em que Meg, ao ver a foto e ouvir a voz do idoso, reage de forma comovente.
Ele esfrega a cabecinha no celular, como se fizesse aquilo em Antonio, e quando ouve sua voz, a reação é ainda mais tocante, pois fica com as orelhinhas antenadas, prestando atenção em cada palavra.
O vídeo foi compartilhado no perfil do TikTok da Nathalia (@neuzebio) no dia 22 de julho, com a legenda "não tenho palavras, juro", acumulando mais de 100 mil visualizações.
Em entrevista ao Amo Meu Pet, Nathalia contou que antes dos seus avós terem Meg, eles tiveram outro gatinho que foi cruelmente envenenado. Eles tentaram de tudo para salvá-lo, porém o pior aconteceu.
“Ela [vó de Nathalia] tinha prometido para si mesma que não queria mais ter animais depois desse baque. Aí, quando ela menos esperava, o gatinho [Meg] apareceu”, contou.
A princípio, a família acreditava que Meg fosse uma fêmea, mas após uma consulta no médico veterinário, descobriram tratar-se de um machinho. Como o felino tinha se adaptado com o nome, acabou ficando Meg.
“O gato se apegou demais ao meu avô, já aposentado na época, e ainda mais pelo fato de minha avó trabalhar à noite, sendo o gato o companheiro do meu avô para dormir”, revelou.
Onde o idoso ia, o gatinho logo aparecia atrás. Eles eram muito companheiros um do outro. Até que Antonio faleceu e Meg ficou perdido.
“Quando meu avô faleceu, o gato se recusava a entrar na sala. A gente chamava e ele ficava na porta miando. A gente começou a suspeitar que poderia ser pela saudade que ele sentia ao estar em um ambiente onde ele sempre esteve com meu avô”, explicou. “Passados alguns dias, ele entrou, mas sempre que alguém sentava na tal poltrona, ele miava copiosamente para que a gente saísse. Como se quisesse dizer 'essa poltrona tem dono, e ele logo vai chegar'. O gato adotou um semblante triste, ao perceber que meu avô não voltara para casa, e nem voltaria”.
Segundo Nathalia, sua avó, ao perceber a tristeza do gato, começou a incentivá-lo, conversando com ele e dizendo que também sentia saudade, mas que seriam companheiros um do outro, ajudando-se a passar por aquela enorme tristeza.
“Minha avó se aposentou e a casa tão grande tornou-se ainda maior com a ausência do meu avô. Mas posso te dizer que esse gato foi fundamental para que ela se sentisse menos triste e sozinha”, disse.
Logo que Antonio faleceu, a família se revezava para dormir com a idosa, porém o gatinho não permitia que dormissem junto, empurrando cada um que deitava na cama, como quem dizia 'eu tô aqui, viu? Sou a companhia dela'.
“Ele [Meg] é muito importante. Ele ajudou minha avó a superar a tristeza e o luto, ficando ao lado dela como companheiro para tudo. Ele é muito especial”, finalizou.
Confira o vídeo.
A história realmente emociona e os animais são, de fato, muito especiais. Meg é uma das provas disso!
Os gatos sofrem com o luto?
Segundo o portal de notícias do VCA Animal Hospitals, sim, alguns gatos podem apresentar comportamento de luto quando perdem um dono ou uma figura de referência com quem eles tinham um vínculo emocional forte.
Após a perda, o gato pode exibir sintomas de tristeza, como ficar mais quieto, se isolar, perder o apetite ou mostrar menos interesse em brincar. Cada gato é único, e a maneira como eles reagem ao luto pode variar.
É importante dar amor, atenção e cuidado extra a um gato que esteja passando por esse momento difícil. Se os sintomas persistirem, é aconselhável consultar um veterinário para avaliar a saúde do animal.
Assista também este vídeo do nosso canal:
Cachorrinha anda sozinha pela rua com sua pelúcia após tutor falecer - eis que ela recebe surpresa
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube