Filhote de cachorro já considerado um dos maiores do mundo vence pitbull no quesito força, afirma tutor
O filhote pertence a uma nova raça chamada American Molossus.
Por Ana Carolina Câmara em CãesEm 2018, Eufrates, uma cadela de nove meses de idade da raça American Molossus, foi considerada o maior filhote do mundo. Essa pequena gigante pesava cerca de 40 quilos e tinha impressionantes 1,80 m de altura. Segundo seu tutor, ela é mais forte que seu 'irmão' canino da raça pitbull.
Dando jus ao seu tamanho, Eufrates consomia cerca de oito xícaras de ração por dia, e sua brincadeira favorita não era correr atrás de uma bolinha, mas sim carregar um pedaço de poste de cerca. Gente, se ela estava assim nessa idade, imagine agora?
O filhote pertence a uma nova raça chamada American Molossus, fazendo parte da primeira ninhada criada seletivamente para ser o parente genético mais próximo do Molossus mesopotâmico de 5.000 a.C.
Esses cães tinham uma aparência feroz e eram usados para fins de guerra. Atualmente, não existem exemplares deles, a não ser como representações em museus.
O carpinteiro Jared Howser, de 41 anos, de Salt Lake City, Utah, acreditava que seu filhote era o maior do mundo. Segundo o portal de notícias Mirror, ele entrou em contato com o Guinness World Records em busca desse reconhecimento.
“É irreal e inédito, aos nove meses, o tamanho e a força dela estão muito além do que eu pensava. Quando ela fica de pé nas patas traseiras, ela tem seis pés de altura, isso é apenas com nove meses. De quatro patas até a cernelha, o topo dos ombros, ela tem 31,5 polegadas. Se ela ficasse de pé, seria grande o suficiente para olhar pelo olho mágico da nossa porta”, declarou Jared.
A cachorrinha é tão grande que as pessoas ao vê-la se assustavam, não acreditando em sua idade, pois a pet era gigante!
“Quando as pessoas a veem, ficam surpresas e perguntam como consegui mantê-la sob controle, brincando que devo ser um domador de leões. A maioria das pessoas pensa que ela é um cachorro adulto quando a levamos em público, mas quando dizemos que ela é uma filhote de nove meses, elas ficam boquiabertas. A reação natural delas é 'nossa' ou 'esse é o maior cachorro que já vi', depois elas querem acariciá-la, e ela é muito carinhosa”, declarou o tutor em 2018 em uma entrevista.
A pet tem um irmão canino da raça pitbull. Os pitbulls são conhecidos por sua força e habilidades de puxar, no entanto, nem mesmo ele pode com ela. Na brincadeira de cabo de guerra, quem sempre vence é a Eufrates. “Ela simplesmente se senta segurando a outra ponta em sua boca imóvel”, contou.
“Aos nove meses, simplesmente não existe outro cachorro com 180 libras e 31,5 polegadas na cernelha em qualquer outro lugar do mundo, ela é uma anomalia. Procuramos online e ligamos para o Guinness World Records, entramos em contato com centenas de criadores para ver se algum cachorro chega mais perto do tamanho dela para essa idade, e não há nada”.
Jared disse que pagou cerca de $5.000 pela pet e que ela era a maior da ninhada. Com menos de um mês de idade, Eufrates teve dois surtos de crescimento, o que a deixou desajeitada, precisando se adaptar diariamente com o seu tamanho.
O desejo de ter um cachorro gigante surgiu quando Jared testemunhou um assalto e o ladrão jogou um cão da raça Cane Corso pela janela (essa raça é de porte grande). Ao fazer pesquisas, ele descobriu um programa de criação de Molossus americano, tornando-se um dos primeiros a adotá-lo.
“O Molossus da antiga Mesopotâmia era um animal magnífico. Com uma pelagem preta tigrada tão escura quanto a noite e uma constituição maciça, eles eram ferozes na aparência. Esses cães faziam os homens tremerem ao vê-los. Com um profundo senso de lealdade, esses gigantes se defenderiam contra qualquer homem ou animal que ameaçasse a segurança de seus mestres”.
Das duas linhagens diretas originadas desse cão ancestral, surgiram o Mastiff inglês e o napolitano.
Por meio do cruzamento seletivo entre essas duas raças, obeteve o parente vivo mais próximo da antiga raça, que atualmente é reconhecido como o Molossus americano, uma autêntica relíquia dos tempos antigos.
Veja também este vídeo:
Notícias engraçadas de cachorros e gatos no Jornalzinho Amo Meu Pet desta semana
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube