Logomarca Amo Meu Pet

Gato com pupila dilatada: 7 motivos para esse fenômeno curioso

Por
em Gatos

Talvez você nunca tenha notado, ou quem sabe acabou de perceber e esteja se perguntando: os gatos dilatam a pupila com frequência? Se sim, por quê?

Os olhos dos gatos têm os mesmos componentes dos humanos – as áreas visíveis do globo ocular são a esclera (a parte branca), a íris (a área colorida) e a pupila (o centro preto).

No entanto, suas pupilas são verticais em forma de fenda, comuns em animais que caçam em níveis baixos de luz ao anoitecer e ao amanhecer, conforme explica o portal Great Pet Care.

A pupila pode mudar de forma e tamanho devido aos músculos dentro do olho. Isso permite que mais ou menos luz entre, o que significa que o olho pode se adaptar a diferentes níveis de luz.

Além disso, alguns problemas de saúde podem estar associados a esse fenômeno, por isso, é importante avaliar o momento em que o bichano apresenta esse comportamento.

Confira as 7 principais razões:

1. Curiosidade

As pupilas dos gatos podem dilatar em resposta a algo que os anime ou deixe curiosos, como brincadeiras, caçadas imaginárias ou a presença de um novo brinquedo.

2. Desconforto

Sensações de medo ou estresse podem ocasionar a dilatação da pupila. Isso pode ocorrer em uma visita ao veterinário ou na presença de um predador.

3. Luz

Em ambientes com pouca luz, naturalmente as pupilas dos gatos se dilatam para permitir que mais luz entre nos olhos, melhorando a visão.

4. Doenças Oculares

Tanto glaucoma quanto uveíte podem causar dilatação das pupilas. Essas condições frequentemente são acompanhadas por outros sintomas, como vermelhidão, lacrimejamento e alterações no comportamento.

5. Intoxicação

Produtos químicos, plantas venenosas ou medicamentos inapropriados podem levar à dilatação das pupilas em gatos.

6. Problemas Neurológicos

A dilatação de pupilas, além de desequilíbrio e convulsões, pode estar relacionada a uma condição neurológica.

7. Outras Razões

Hipertireoidismo ou hipertensão podem afetar a função ocular e causar dilatação das pupilas em gatos.

Conclusão

Por mais curioso que seja, os gatos naturalmente dilatam as pupilas, e se você não sabia, provavelmente agora vai ficar fascinado em observar esse fenômeno acontecer. Pais de gatos, lembrem-se de observar o contexto e outros sintomas antes de se preocupar.

Se a dilatação das pupilas persistir por um período prolongado ou for acompanhada por outros sintomas preocupantes (como vômitos, diarreia, letargia, problemas respiratórios), é fundamental consultar um médico veterinário.

Conta para a gente nos comentários, você conhecia esse fenômeno e sabia as razões que levam os gatos a dilatar as pupilas??

Redatora.