Logomarca Amo Meu Pet

Pastor branco suíço aprende abrir a porta para ajudar tutora com mobilidade reduzida

"Ensinamos só duas vezes, agora não precisa mais pedir, ele já abre".

Por Redação Amo Meu PET
em Cães

Nathan é um cachorro da raça pastor branco suíço muito amado por sua família e sabe retribuir esse amor muito bem: cuidando daqueles de quem tanto gosta.

Uma das coisas que ele faz é abrir a porta para a sua tutora, Ana Paula Anflor Corchaki Ferreira. Ela tem mobilidade reduzida, e para facilitar o seu cotidiano, o pet de três anos e meio a ajuda nesse sentido.

Em entrevista ao Amo Meu Pet, Olimpio Manoel Ferreira, esposo de Ana, compartilhou que precisou ensinar a Nathan como abrir a porta duas vezes, para que ele aprendesse a fazer isso de forma espontânea, sem a necessidade de um comando específico.

“Apenas tem que deixar a porta sem chaveamento, porque a cerca é fechada”.

O casal vive em Araranguá, Santa Catarina, e quando Ana sai de casa, ela precisa da ajuda de uma scooter para se locomover pelas ruas. Antes, ao voltar para casa, ela tinha dificuldade para abrir a porta. 

No entanto, agora isso não é mais um obstáculo, pois Nathan, faz isso por ela. Segundo Olimpio, antes eles precisavam pedir para o cão abrir a porta, mas agora, quando chegam em casa, ele faz isso automaticamente.

"Ele tentava abrir, mas não tinha noção de sua capacidade, então foi só abrir com ele algumas vezes, e em apenas duas vezes ele já começou a abrir".

Nathan é muito apegado a Ana, e Olimpio, ciente dessa forte ligação, decidiu ensinar ao pet como abrir a porta, pois sabia que isso facilitaria a vida da esposa, além de fazer o mascote se sentir feliz por estar ajudando quem ama.

“Ele [Nathan] é muito companheiro e está sempre ao lado dela [Ana], fazendo companhia”.

O pastor é o terceiro pet do casal, eles têm dois gatos e os três se dão muito bem. Além disso, Nathan é tratado como um filho:

"É um cão que mora conosco, tem o quarto dele com uma cama de solteiro e tapetes no chão para o frio e o calor", detalhou. "Nos dias muito quentes, ele fica no nosso quarto, que possui ar condicionado".

Veja no vídeo abaixo Nathan abrindo a porta para Ana.

Os cães são serzinhos especiais!

Curiosidades sobre a raça pastor branco suíço

Segundo o blog da Cobasi, o pastor suíço é uma raça alegre e altamente treinável, sendo capaz de aprender comandos facilmente. Sua fidelidade aos tutores é notável, o que torna o treinamento mais eficaz quando baseado na construção de confiança mútua. 

Esses cães pertencem às raças mais inteligentes, o que facilita o aprendizado de comandos, truques e até treinamento para situações de perigo real. Eles são obedientes, espertos e têm uma grande vontade de agradar seus tutores.

O pastor suíço é inteligente e adora ter tarefas para cumprir, desde que seja acompanhado por sua família. Ele é vocal apenas quando necessário, como para chamar a atenção para brincadeiras ou proteger seus tutores. 

A raça é amigável com outros pets e adapta-se rapidamente a novas pessoas, desde que sejam conhecidas de seus tutores. A socialização desde cedo é importante para seu comportamento amigável.

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Redação Amo Meu PET