Cachorro fica cara a cara com coiote - o que animal selvagem faz surpreende a todos

A interação entre eles foi uma surpresa.

Por
em Mundo Animal

Um vídeo publicado no Tik Tok em 29 de agosto pelo internauta Alex Hively segue viralizando. Isso porque a cena mostra a interação incomum entre dois animais parecidos fisicamente, mas distantes quando se fala em genética e DNA.

Alex estava passeando com seu cão quando o animal entrou em um ‘matagal’. Mas ninguém sabia que lá havia um animal escondido.

A filmagem foi feita em Jamestown, uma vila localizada no estado americano de Rhode Island, no condado de Newport.

Depois que o cão foi brincar no meio da grama alta, um coiote apareceu assustando Alex e o cachorro doméstico.

Como se estivesse ‘farejando’ o perigo, o cachorro que o tutor chama por ‘Beau’, tenta se afastar aos poucos do intruso.

Mas o coiote não demonstra estar agressivo ou marcando seu território.

Mesmo assim o Beau se afasta da melhor forma que pode, para não deixar o animal selvagem nervoso.

Nesse momento o coiote faz algo que deixa Alex e posteriormente internautas que assistiram ao vídeo, chocados.

O coiote começa a ‘pular’ atrás de Beau, como fazem os cangurus. Mas o que deixa tudo intrigante é: como ele sabe fazer isso? Coiotes não tem a capacidade de pular igual cangurus.

O vídeo recebeu mais de 900 mil visualizações, mais de 144 mil curtidas e 883 comentários.

“Seu cachorro tem muita sorte de ter boas habilidades sociais caninas, porque ele não apenas evitou conflitos, mas também fez o coiote querer brincar”, comentou Jack.
“Seu cachorro se parece tanto com um coiote que acho que o coiote também pensou que seu cachorro era um”, disse uma internauta.

Na verdade, se você reparar, logo no início do vídeo é Beau quem começa com os pulos, quando resolve brincar na grama alta e acaba pulando em cima do outro animal.

Aparentemente o coiote já estava escondido no meio, quando viu a movimentação do cão e do tutor

Após perceber como o cachorro estava brincando decidiu repetir o gesto, de uma maneira divertida e pelo jeito ele gostou.

O estranho de tudo isso é que os cães e coiotes não tem anatomia para dar esse tipo de salto.

Os coiotes são mamíferos da família Canidae, que inclui também os lobos, as raposas e os cachorros.

Eles têm pernas longas e são adaptados para correr a altas velocidades. Os cangurus, por outro lado, são marsupiais nativos da Austrália, conhecidos por sua habilidade de saltar longas distâncias utilizando suas pernas traseiras musculosas e suas caudas como um equilíbrio. Essa é uma característica única dos cangurus e de outros marsupiais saltadores, e não é compartilhada por coiotes ou outros membros da família Canidae.

O comportamento de saltar em cães pode ser explicado por várias razões, mas não está relacionado à capacidade de saltar como cangurus.

Em vez disso, os cães pulam por outras motivações e instintos. Aqui estão algumas razões comuns pelas quais os cães podem pular:

  • cumprimento
  • excitação
  • dominância
  • aprendizado
  • necessidade de atenção

Apesar de tudo ter corrido bem e sem confrontos, é importante ficar atento ao ambiente antes de soltar seu cachorro sem coleira ou guia. Nesse caso, Alex e Beau tiveram sorte que o coiote estava de bom humor. Pensando bem, a interação entre animais selvagens e cães domésticos pode estar mais próxima do que imaginamos. No início do ano, pesquisadores descobriram um híbrido entre essas duas raças, uma fêmea doméstica cruzou com um coiote, dando origem a uma mistura de ambos. Apesar de parecer como um cachorro normal, se alimentava por ratos.

A história completa você encontra aqui no Amo Meu Pet. Confira esta outra matéria de minha autoria.

Assista o vídeo abaixo:

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.