Pai e filha avistam pequeno ponto se mexendo no chão e resolvem se aproximar
O resgate teve um desdobramento incrível!
Por Beatriz Menezes em Mundo AnimalRecentemente, Joanna Zelman, produtora executiva do site The Dodo, acostumada a compartilhar histórias de outras pessoas que envolvem situações com o mundo animal, precisou colocar em prática aquilo que muitas vezes divulga aos seus leitores. Joanna estava dirigindo quando avistou um ponto branco e peludo em meio a um gramado verde, então, ao se aproximar não acreditou no que viu.
Um animal não identificado estava preso em um cano estreito que ia direto para os encanamentos da rua onde Joanna estava dirigindo.
Vendo que o animal não iria conseguir sair daquela situação, resolveu buscar ajuda.
Primeiramente, ela seguiu sua rotina, foi para casa e depois seguiu a caminho da casa de seus pais para comparecer ao casamento de sua prima.
Então pegou o telefone e iniciou uma jornada de resgate, mas nenhum órgão de proteção animal estava disponível - ou disposto - a ir até o local, que de acordo com a produtora, fica no meio do nada.
Conversando com seu pai, Joanna decidiu que precisava agir, caso contrário não conseguiria continuar com sua rotina, sabendo que um animal indefeso precisava de ajuda.
O plano parecia ótimo, mas só tinha um problema: não sabia que espécie estava prestes a encarar, a suspeita eram dois, esquilo ou gambá.
Na pior das hipóteses ela precisava ficar preparada para ser marcada pelo forte odor que o gambá solta para despistar predadores.
Joanna decidiu se equipar com o que tinha em casa, máscara e roupas que poderiam a proteger de um possível mau odor.
Lembrando que posteriormente ela precisava comparecer a um casamento, é conveniente dizer que não seria adequado ir ao evento após ser marcada por um gambá. Após todos os preparativos Joanna e seu pai embarcaram na aventura que rendeu um vídeo para o youtube do The Dodo publicado em 28 de setembro.
Chegando ao local constataram que de fato o animal ainda estava lá, de cabeça para baixo preso no cano. Ficou nítido que a única salvação dele seria a coragem da filha e do pai, de retirá-lo do local para poder ser reinserido em seu habitat e longe de perigos do tipo. Como somente a jovem estava equipada com proteção, o pai ficou de longe, filmando a situação.
Apesar do receio e medo, Joanna encarou a situação com seriedade e se aproximou do animal. Ela precisou puxá-lo pelo rabo com as duas mãos, de uma maneira concisa e rápida. Assim que o animal foi libertado a verdade veio à tona: Joanna estava certa ao se proteger, era de fato um gambá. Quando percebeu, saiu de perto o mais rápido possível para não assustá-lo, apesar da confusão, o gambá não soltou o odor, era como se estivesse tentando entender o que aconteceu, ao mesmo tempo em que agradecia por ter sido retirado do cano apertado.
Quando o animal percebeu que estava livre e a salvo, se distanciou rapidamente do local para evitar cair novamente, voltando para a floresta que havia próximo da rodovia em que foi encontrado. A publicação em vídeo recebeu mais de 300 mil visualizações, 5 mil curtidas e 537 comentários.
“Eu estava pensando que era um bebê gambá… mas esse era grande! Adoro que ele olha para trás como se estivesse agradecendo!”, disse um internauta.
“Espero que alguém cubra o cano depois dessa defesa incrível. Obrigada por fazer isso”, comentou um segundo.
“Tão amoroso e corajoso da sua parte. Não apenas seu pai está orgulhoso de você, todos nós que amamos as criaturas de Deus também estamos”, afirmou um terceiro.
O mau odor do gambá é uma característica de defesa que serve para afastar predadores, e é uma parte notável do comportamento desse animal.Esse líquido contém compostos de enxofre que têm um odor extremamente desagradável, muitas vezes descrito como um cheiro de "alho podre" ou "cheiro de skunk" em inglês, que é a origem do nome "skunk" em referência a esses animais.
O cheiro é tão forte e persistente que pode ser difícil de se livrar dele, e pode impregnar objetos e roupas que entrem em contato com o líquido do gambá. Para se livrar do odor, geralmente é necessário lavar os objetos ou roupas afetados com uma mistura de água, bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio.
Confira o vídeo abaixo: