Destemida, cadela pastora enfrenta águas agitadas para salvar rebanho de ovelhas
Por Larissa Soares em CãesEm Ruthin, Denbighshire, no Reino Unido, uma cadela pastora chamada Pasty mostrou ser uma verdadeira heroína do mundo animal. A cadela enfrentou as águas da enchente causada pela Tempestade Babet, na Europa, para resgatar três ovelhas que estavam ilhadas.
Um vídeo que capturou o ato heroico de Pasty impressionou a todos que puderam ver a cena, inclusive o fazendeiro Llyr Derwydd, que não pôde deixar de se surpreender com a bravura de sua amiga fiel.
O homem de 44 anos tinha ido verificar se todos os animais da fazenda estavam em segurança e percebeu que três ovelhas ficaram presas em uma área alagada. Diante do perigo iminente, Llyr chamou Patsy para ajudar.
Patsy, ao receber o comando do tutor, não hesitou. Rapidamente a cadela mergulhou nas águas agitadas para resgatar as ovelhas.
A cadela nadou em direção aos animais com coragem e determinação e, enquanto ela se deslocava, Llyr Derwydd a elogiava, dizendo: "Boa menina, boa menina."
Conforme uma publicação do jornal Daily Star, Llyr Derwydd compartilhou seus sentimentos sobre o resgate ousado de Patsy, dizendo:
"Pensamos que seria melhor verificar, certificar-nos de que todas as ovelhas estavam seguras, e foi quando vimos as três ovelhas presas neste pequeno local no campo. Estava ficando cada vez menor, então pensamos que era melhor tirá-las e garantir que estivessem seguras. Eu só pensei: 'Vou ver se a cadela vai'. Dei o comando a ela e ela nadou para o outro lado."
O fazendeiro também enfatizou a habilidade de natação de Pasty, que possibilitou o resgate bem-sucedido.
"Foi muito perigoso porque eu não sabia a profundidade. Ela é uma nadadora forte e conseguia atravessar a nado. Eu sabia que ela era uma boa nadadora, caso contrário não teria feito isso, mas fiquei bastante surpreso que ela não teve nenhum problema, ela simplesmente foi."
Ele reconheceu que Patsy salvou as ovelhas e o poupou de entrar em uma situação perigosa (e molhada).
Pastorear faz parte do trabalho de Pasty, mas para demonstrar o amor e gratidão pelo ato de coragem da cadela, ela foi recompensada com carinho e petiscos.
Veja o vídeo:
Por que cães gostam de pastorear?
Os cachorros amam trabalhar e isso está na genética deles - é o que afirma um artigo no site Tudo Sobre Cachorros, baseado no livro “O Encantador de Cães”, de Cesar Millan.
Os cães têm uma forte ligação com a mentalidade de matilha e a hierarquia social, que remete aos seus ancestrais. Isso influencia muitos aspectos do comportamento canino.
Em uma matilha, cada indivíduo precisa ter uma função estabelecida. Caso contrário, o animal é expulso do grupo.
Segundo o artigo, essa organização “está nos genes dos canídeos, não só do canis lúpus (lobos) mas também no canis familiaris (cão).”Portanto, dar a um cachorro um trabalho que ele goste é um tipo de brincadeira.
"Utilizar cães pastores para pastorear; cães caçadores para farejar; cães criados para a guarda como cães de alarme, de guarda pessoal ou territorial para nos avisar dos perigos e/ou proteger; cães nadadores para praticar esportes aquáticos; cães de tração para puxar um peso que não seja excessivo, para o cão é similar a se divertir", diz o artigo.
Os cachorros criados para trabalhar em uma determinada tarefa, realizam por puro prazer instintivo. Confira as raças de cães pastores:
As raças de cães desenvolvidas para pastorear não matam os animais que encurralam. A alegria deles está em apenas unir um rebanho.
Em ação, alguns deles "mordiscam os calcanhares do gado para mantê-los em ordem, outros latem, outros rosnam e encaram, e outros simplesmente usam seus movimentos e sua energia."
Veja nesse vídeo um Border Collie em ação:
Veja também este vídeo:
Caramelo passa de TODOS OS LIMITES e acaba com cena romântica na praia | E mais pets apocalípticos no Jornalzinho Amo Meu Pet:
O Jornalzinho Amo Meu Pet é um quadro em nosso canal apresentado pelo nosso mascote Pépe Bonner.
Trazemos algumas das histórias e notícias que foram destaque em nosso site, tudo apresentado de uma forma divertida, leve e com muitos memes!
Inscreva-se no nosso canal: Amo Meu Pet Org
Redatora.