Tutores se revezam à noite para cuidar de cão idoso com Alzheimer e gesto emociona
Por Ana Carolina Câmara em Aqueça o coraçãoMax é um cachorro da raça Shiba Inu de 15 anos, muito amado por sua família, e esse amor é demonstrado diariamente.
O pet foi diagnosticado com Alzheimer Canino e, devido à doença, seu tutor, Josue Moreira Neres, junto com sua esposa, compartilham de uma árdua jornada para cuidar do doguinho.
Devido ao Alzheimer, Max não pode ficar sozinho; por isso, todas as noites, por volta das 2h30, o casal se reveza para cuidar do pet, que dorme na sala.
"Devido ao Alzheimer, ele fica desorientado e tem crises de ansiedade, que muitas vezes passam com aconchego e carinho", explicou Josue na legenda do vídeo que publicou no perfil do pet em 16 de dezembro.
Adoção de Max
O Shiba Inu, que vive com sua família em Rondonópolis, Mato Grosso, foi adotado no estado de Arizona, Estados Unidos.
O pet sempre foi muito amoroso e inteligente; obedecer comandos era com ele. Porém, cerca de dois anos atrás, esse quadro começou a mudar.
Max, que costumava ser alegre, cheio de energia e brincalhão, começou a perder seu entusiasmo característico e a exibir sinais de desorientação, incluindo latidos inesperados e andar em círculos.
Isso preocupou a família!
O diagnóstico
Josue, que é médico, sabia que precisava da orientação de um profissional especializado, então foi em busca de um veterinário neurologista.
Tudo indicava que o pet pudesse ter a "Síndrome da Disfunção Cognitiva" ou "Alzheimer Canino". Após os exames, foi confirmado: Max tinha Alzheimer Canino.
Com o tempo, os problemas começaram a se intensificar: fraqueza muscular, dificuldades para beber água e perda da capacidade de realizar funções básicas são alguns dos desafios que o pet enfrenta.
Desde então, a família se uniu para ajudar o cachorrinho a passar por tudo isso da melhor maneira possível.
A dedicação a Max é tamanha que Josue criou um perfil no Instagram para compartilhar o dia a dia do idosinho como forma de ajudar tutores que estejam passando pela mesma situação com o seu doguinho.
Nas postagens, é visível o amor, a compreensão e o cuidado constante da família para com o pet.
Vídeo
A publicação acumulou mais de 2,2 milhões de visualizações, 147 mil curtidas e milhares de comentários cheios de carinho.
"Quando todo o resto está feito, tudo o que nos resta fazer é estar lá e dar carinho", ponderou um internauta.
"Por que não cuidar de quem te amou desde a primeira vez que te viu, parabéns pelo amor que vocês estão transmitindo", comentou outra.
"Como é bom ver seres humanos abençoados que cuidam com amor", declarou uma terceira.
Confira.
É emocionante!
Siga Max nas redes sociais, clicando aqui.
Alzheimer Canina: sintomas, causas e tratamento
Segundo o artigo da PetMD revisado pela médica veterinária Stephanie Howe a Alzheimer canina, ou Síndrome da Disfunção Cognitiva, é uma condição neurodegenerativa em cães idosos.
Os sintomas incluem desorientação, esquecimento, alterações de comportamento e problemas de aprendizado.
Embora a causa exata não seja conhecida, fatores genéticos e ambientais podem desempenhar um papel.
O tratamento pode envolver terapias comportamentais, dieta e medicamentos que visam melhorar a função cognitiva.
Infelizmente, não há cura, mas o tratamento pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do animal.
O diagnóstico precoce e o cuidado dedicado dos tutores podem prolongar o bem-estar do pet idoso.
Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!
Veja também este vídeo:
Pets abusivos: Excesso de ciúme ou apenas pura sem-vergonhice? - Jornalzinho Amo Meu Pet
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube