Animal marinho 'gigante' fica famoso por seus rolês aleatórios na cidade

Niel pode ser visto tomando sol na rua ou apenas descansando no quintal alheio.

Por
em Mundo Animal

Um elefante-marinho do sul de aproximadamente 450kg, chamado Niel, virou sensação nas redes sociais por suas aventuras inusitadas pelas ruas dos subúrbios litorâneos do sul da Tasmânia, na Austrália.

O animal, que costuma se afastar da costa e se arrastar pelo asfalto, já bloqueou o acesso ao carro de uma mulher, deitou-se em frente a uma imobiliária e causou alvoroço em uma loja de peixe e batatas fritas.

No entanto, sua fama crescente também preocupa os especialistas marinhos, que alertam para os riscos de interagir com um animal selvagem.

Niel foi oficialmente identificado em julho de 2022, quando foi flagrado em um "haul out", período em que as focas pousam para descansar.

Desde então, ele ganhou uma conta no Instagram e Tik Tok. Estes perfis são utilizados para documentar sua vida e juntos somam mais de 500 mil seguidores.

Ele também se tornou um fenômeno nacional, recebendo destaque em jornais como o The New York Times e The Guardian que relataram algumas de suas peripécias.

Veja abaixo um registro:

Mas nem tudo são flores na vida de Niel. O proprietário da conta do Instagram, que preferiu não se identificar, disse que decidiu parar de publicar a localização atualizada do animal, depois de receber o conselho de biólogos marinhos.

Segundo ele, o interesse no selo também o preocupava. Muitos internautas questionavam quando ele iria receber o tão esperado ‘verificado’.

"Peço a todos que acompanham Niel que se lembrem de que ele não está lá para nosso ganho financeiro, ele é uma criatura selvagem com sua personalidade única e merece o respeito de todas as pessoas", afirmou em um post.

Mary-Anne Lea, professora do Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos da Universidade da Tasmânia, concorda com a necessidade de proteger Niel.

Ela disse que os elefantes marinhos do sul são animais imprevisíveis, que podem se mover com velocidade se forem assediados, o que pode se tornar perigoso para os humanos.

A professora também explicou que os animais podem mudar de comportamento conforme crescem e seus hormônios entram em ação.

"Precisamos lembrar que estes são animais selvagens. Tudo bem quando os animais são fofinhos e interagem de maneira geralmente segura, mas então eles se tornam maiores e outros comportamentos naturais entram em ação - junto com seus hormônios - e você pode começar a ter interações das quais você gosta menos", disse ela.

Abaixo, assista Niel se recusando a voltar para água, ele gosta é de uma bagunça:

“A Marine Conservation tentou colocar Niel de volta na água, mas ele não estava obedecendo. Eles deveriam saber que Niel governa esta cidade agora!”, diz a legenda do criador anônimo do perfil.

Mas o que é o período "haul out" que levou Niel até a vida urbana?

De acordo com o site Marinho Web o haul out é um termo em inglês que significa “saída da água”.

Ele é usado para se referir ao período em que as focas e outros animais marinhos saem da água para descansar, trocar de pele, se reproduzir ou evitar predadores.

O haul out é um comportamento natural e importante para a sobrevivência desses animais.

Abaixo você pode conferir um momento preguiçoso:

Niel também tem um perfil no Youtube, escolha sua rede social preferida e acompanhe a vida agitada desse animal grandioso da natureza.

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.