Jovem alimenta gato arisco sem conseguir se aproximar durante meses, até que algo mágico acontece
Por Ana Carolina Câmara em GatosPor nove meses, a jovem Anastácia, residente em Sheffield, na Inglaterra, alimentou um gatinho de rua até que algo maravilhoso aconteceu!
O pet era muito arisco e não permitia aproximação. O máximo que ele deixava era que Anastácia abastecesse o potinho de ração e o colocasse no quintal da casa para ele comer.
Até que, com o tempo, a jovem conquistou o coração desse lindinho!
Hoje, o gatinho é o bichinho de estimação da Anastácia.
A adoção
Anastácia sempre alimentou gatos de rua, até que, certo dia, ao abrir a janela, avistou um novo felino no grupo. Ele era tigrado e muito bravo, estava revirando a lixeira da calçada.
Quando o gato viu a jovem na janela, foi até ela e começou a rosnar, como se estivesse ordenando que ela o deixasse em paz e parasse de ficar o observando.
A jovem não se intimidou e permaneceu encarando-o, e assim era toda vez que o via; ela abria a janela para observá-lo, e ele rosnava de volta.
Quando estava caminhando na rua e via o felino, tentava uma aproximação, porém, ele fugia.
Apesar de não querer contato, o gato sempre estava em volta da casa de Anastácia em busca de comida.
Devido à sua pelagem e personalidade, a jovem o batizou de Tiger.
O amor de Anastácia pelo felino crescia a cada dia, por isso, sempre fazia o que podia para mantê-lo bem. Ela chegou a construir uma casinha para colocar no pátio, para que o gato se mantivesse aquecido no inverno.
A casinha foi colocada embaixo da janela, lugar de onde o gatinho tinha pavor de ver Anastácia.
A alternativa era: ou ele aceitava ver a humana o observando pela janela, ou passaria frio. A sobrevivência falou mais alto.
E assim, pouco a pouco, o gatinho arisco foi se aproximando da humana de quem ele queria manter distância.
Até que, certo dia, Tiger permitiu ser acariciado por Anastácia. Imagine a alegria que ela sentiu com essa conquista!
Agora, Tiger não tem um espaço apenas no quintal de Anastácia, mas também em sua casa e em seu coração.
No vídeo que publicou em 2021 em seu perfil do TikTok, Anastácia escreveu na legenda: "Ele ainda tem medo de mim quando me aproximo, mas espero que um dia ele não sinta tanto medo das pessoas."
O que ela tanto desejou aconteceu!
Tiger se permitiu ser adotado e vive a vida que todo gatinho deveria ter: cheia de amor, cuidado, carinho e sem medo das pessoas.
Confira o vídeo da evolução do pet.
Anastácia e Tiger são um belo exemplo de como a perseverança, o amor e a compaixão podem transformar vidas, tanto a de um gato de rua quanto a de uma pessoa.
Tiger agora desfruta de uma vida cheia de amor, e Anastácia encontrou um companheiro leal que a lembra, diariamente, da importância de ser gentil com os animais que precisam de ajuda.
Para seguir Tiger nas redes sociais, clique aqui.
Como ganhar a confiança de um gato?
Segundo Linda Hall, cofundadora da Cat Behavior Alliance e especialista em comportamento felino certificada para o blog Rover, ganhar a confiança de um gato requer paciência e compreensão.
Respeitar o espaço pessoal do felino é essencial, permitindo que ele escolha quando se aproximar. Use um tom de voz suave e ofereça petiscos e brinquedos para criar associações positivas.
Observe os sinais de estresse e respeite o limite do gato. Mantenha uma rotina consistente para estabelecer confiança gradualmente.
Lembre-se de que cada gato é único, e o processo pode levar tempo. Com amor e cuidado, você pode conquistar a confiança desse companheiro felino.
Assista também:
Reportagem explica como os gatos vão dominar o mundo | Jornalzinho Amo Meu Pet
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube