Família faz 'gambiarra' para tentar cortar unhas de pinscher - e esse foi o resultado
Essa foi a vigésima técnica que a família experimentou.
Por Beatriz Menezes em CãesUma família de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, compartilhou uma técnica peculiar para cortar as unhas de seu pinscher, Nutella.
O vídeo, publicado no perfil do TikTok de Nathália Klering em 23 de dezembro de 2023, rapidamente ultrapassou 13 mil visualizações.
A tutora do pinscher é Luciana Rezzadori, madrasta de Nathália. Em entrevista ao Amo Meu Pet, ela explicou que Nutella é um dos seis cães da família, mas é notoriamente difícil de lidar quando se trata de cortar suas unhas.
"Nem no pet shop, quando ele vai, elas [funcionárias] conseguem cortar, ele fica nervoso, morde", disse Nathália.
Diante da dificuldade em lidar com a questão, a família tentou várias abordagens, incluindo distrações com comida, tentativas durante o sono do animal e outros métodos comuns.
No entanto, Nutella continuou resistente e seus tutores perceberam que precisavam encontrar uma maneira diferente de lidar com a situação.
Foi então que Erasmo Klering, pai de Nathália, teve a ideia de usar uma sacola plástica para elevar o pinscher, facilitando o acesso às unhas para o corte.
“Meu pai viu algumas técnicas de cortar a unha do pinscher na internet, e tentamos cada vez uma, e essa da sacola decidimos filmar e compartilhar”, acrescentou.
Ainda durante a entrevista, Nathália compartilhou sua experiência e ofereceu conselhos para outros tutores que enfrentam desafios semelhantes ao cortar as unhas de seus pets, especialmente da raça pinscher.
"É preciso ter paciência e tentar diferentes abordagens até encontrar a mais adequada para a família. Outra coisa importante é ir aos poucos, até eles se acostumarem, fazer um pouco por dia… e principalmente começar desde filhotes para eles aprenderem que não dói, que é pro bem deles”.
Confira o vídeo abaixo:
Apesar da resistência de Nutella em deixar que os tutores melhorem sua qualidade de vida, tudo é levado com humor.
A dificuldade em cortar as unhas de cães, especialmente de raças mais sensíveis como os pinschers, é uma situação comum enfrentada por muitos tutores.
Segundo especialistas em cuidados com animais de estimação, é fundamental encontrar técnicas que minimizem o estresse do animal e proporcionem uma experiência mais tranquila durante o corte das unhas.
Especialistas também recomendam que os tutores se informem sobre as melhores práticas para cortar as unhas de seus pets.
Sites especializados, como o da Purina, oferecem orientações detalhadas sobre como realizar esse procedimento de forma segura e eficaz, veja abaixo:
- Ter paciência é fundamental;
- Deixe ele cheirar e investigar o cortador de unhas para que se familiarize com o objeto antes de começar.
- Quando estiver pronto para começar a aparar, segure suavemente a pata do seu cão e aperte levemente para ajudar a unha a ficar mais saliente;
- Segure a pata do seu cachorro com firmeza e corte a parte superior da unha;
- Não ultrapasse uma linha rosada, é a veia que fornece sangue; Se a pata do seu cão for mais escura e não puder enxergar a linha, corte devagar sempre cuidando o limite.
- Tenha um pó hemostático à mão em caso de sangramento;
- Se não conseguir sozinho(a) procure ajuda de um veterinário ou groomer especializado.
O vídeo compartilhado pela família Klering não apenas chamou a atenção pela técnica peculiar, mas também serviu como um lembrete para outros tutores sobre a importância de encontrar métodos que garantam o bem-estar e a segurança de seus animais de estimação durante cuidados de rotina como o corte de unhas.
Veja também este vídeo:
Reportagem expõe o que ninguém fala sobre os cachorros da raça pinscher