Muito se fala sobre o chocolate ser tóxico para os cães, mas será que o mesmo vale para os felinos?
GATOS
De acordo com os veterinários do Pet MD, os gatos também são afetados pela ingestão de chocolate, e sua toxicidade pode ser tão grave quanto em cães, se não pior.
Componentes presentes no chocolate, como cafeína e teobromina, são os principais responsáveis pela toxicidade em gatos. Quanto mais cacau no chocolate, maior a concentração desses compostos.
Chocolates mais escuros e para assar representam maior perigo, mas até mesmo o chocolate branco pode ser prejudicial aos gatos.
Além da cafeína e teobromina, alimentos de chocolate podem conter xilitol, um adoçante prejudicial aos gatos, além de açúcar e gordura, que, embora não tóxicos, não são saudáveis para esses animais.
Vômito, diarréia, diminuição do apetite, sede excessiva, aumento da micção, taquicardia, inquietação, tremores musculares, convulsões e até mesmo coma.
sintomas de intoxicação
Dependendo do tamanho do gato e da quantidade e tipo de chocolate ingerido, a intoxicação pode ser grave e até mesmo fatal.
O tratamento precoce é essencial para melhorar o prognóstico do gato intoxicado por chocolate. Os tutores devem entrar em contato com um veterinário imediatamente.
MEU GATO COMEU, E AGORA?
A recuperação depende da rapidez com que o tratamento é iniciado e da gravidade da intoxicação. Por isso a importância da ação imediata dos tutores.
Confira mais dicas, curiosidades e notícias fofas e engraçadas sobre os gatos!