Cães e gatos podem pegar leptospirose?

A leptospirose é uma doença que pode afetar não apenas pessoas, mas também animais, incluindo cães, gatos e animais selvagens.

saúde

A leptospirose é causada por uma bactéria transmitida pela urina de animais infectados. Ela pode contaminar a água e o solo, onde pode sobreviver de semanas a meses.

Assim como os humanos, os animais podem ser infectados pelo contato com urina ou fluidos corporais contaminados, bem como por água ou solo contaminados.

contágio em pets

Febre, depressão, letargia, perda de apetite, dores articulares e musculares, secreção nasal e ocular, mudanças na micção e amarelamento dos olhos e da pele.

sintomas em cães

Com a progressão da doença, os cães podem desenvolver vômitos, desidratação e dor nas costas devido à insuficiência renal.

Quando infectados, os gatos raramente apresentam sintomas, sendo considerados resistentes. No entanto, eles ainda podem excretar a bactéria na urina por longos períodos.

sintomas em gatos

Nos cães, as vacinas V8, V10 e V12 protegem contra a leptospirose. Entretanto, as vacinas destinadas aos gatos ainda não previnem a doença.

vacinação

Para prevenir a transmissão é essencial evitar contato com urina ou sangue de animais infectados, usar luvas de proteção no manejo e higienizar as mãos após o contato.

prevenção

Superfícies potencialmente contaminadas também devem ser limpas com soluções antibacterianas ou uma mistura de água sanitária e água.

Fonte: CDC EUA

Se você desconfiar que seu pet pode estar infectado procure um veterinário imediatamente. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.

Confira mais dicas, curiosidades e notícias fofas e engraçadas sobre os pets!

MAIS SOBRE PETS

CLIQUE AQUI