Assim como a maioria dos animais, os cães também podem nascer com deficiências cognitivas ou desenvolver algumas condições ao longo do tempo.
Os cães também podem ter problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e compulsão.
saúde mental
Entretanto, as doenças humanas são diferentes das caninas. Por exemplo, um cão não sofre de Alzheimer, mas pode apresentar sintomas semelhantes.
Conforme informações do PetHelpful, os cães podem sofrer de uma condição semelhante ao Alzheimer, conhecida como Disfunção Cognitiva Canina (DCC).
A DCC é uma doença neurodegenerativa que pode afetar os cães mais velhos. Ela prejudica a memória do animal, capacidade de aprendizado, consciência e percepção.
canina
Disfunção cognitiva
Um estudo observou que 28% dos cães com idade entre 11 e 12 anos e 68% dos cães com idade entre 15 e 16 anos apresentam pelo menos um sinal de comprometimento cognitivo.
As pesquisas indicam que as mudanças podem ser sutis no início, mas tendem a se tornar mais perceptíveis com o tempo.
Desorientação, confusão, mudanças no sono, mudanças no nível de atividade, vocalização excessiva, xixi fora do lugar e comportamento repetitivo são alguns sinais.
comportamentais
Sinais
Os sintomas físicos podem incluir tremores, desequilíbrio, visão e olfato prejudicados e fraqueza dos músculos do pescoço.
Sinais físicos
Somente um veterinário pode indicar o melhor tratamento para o seu cãozinho, mas ele pode incluir medicamentos, suplementos e mudanças na dieta e no ambiente.
Tratamento
Confira mais dicas, curiosidades e notícias fofas e engraçadas sobre os pets!