Uma das teorias é porque gostam de correr entre os arbustos enquanto caçam. A outra seria pela cor avermelhada dos pelos serem iguais as das folhas do mato no outono.
Não importa o tamanho da caça, o shiba inu é ágil para caçar. Ele possui o subpelo denso que permite que ele sobreviva a baixas temperaturas para caçar.
Dos seis cães originários do Japão o shiba inu é o menor. Essas raças foram criadas antes do século 19 e fazem parte da família spitz.
Segundo o American Kennel Club, por sua energia e vida longa, o shiba inu é o cachorro de estimação favorito das famílias japonesas.
A raça quase foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial, pois o Japão estava focado nas batalhas e não mais na criação de cães.
O American Kennel Club reconheceu a raça oficialmente em 1992, mas a sua chegada nos Estados Unidos foi em 1954 e a sua primeira ninhada em solo americano foi em 1979.
O pelo do shiba inu é autolimpante, repelem naturalmente a sujeira. Além da raça adorar se lamber, eles evitam poças enquanto caminham.