O significado dessa expressão refere-se a “estabelecimento de vínculo estreito entre coelhos” que depende de fatores associados à adaptação, socialização e introdução.
BONDING?
Conforme o Manual de Adaptação entre Coelhos do GAC (Grupo de Apoio aos Coelhos), algumas combinações podem ser mais fáceis.
como começar?
Coelhos bebês ou coelhos adultos independente do sexo do animal; Coelho adulto e bebê; Coelhos adultos preferencialmente machos com fêmeas.
exemplos
Prepare um espaço para manter o novo coelho separado, e mais importante ainda, escolha um ambiente diferente para fazer o encontro dos orelhudos.
AMBIENTE NEUTRO
Coloque uma música calma e dê bastante carinho para ambos orelhudos. Finalize o encontro de forma positiva. Eles aprenderão rapidamente a associar esse momento de forma positiva.
DETALHES
Comece com 20 minutos e vá aumentando. Se os coelhos não mostrarem agressividade, deixe-os sozinhos e observe-os de longe. Aumente o espaço aos poucos.
TEMPO DOS ENCONTROS
Interfira caso os coelhos briguem, apresentem montagem excessiva e mordidas no cangote.
Fique tranquilo caso um ignore o outro; lamba o outro; fiquem juntinhos dando carinho ou brinquem.
Esteja pronto para separar possíveis brigas. Use luvas, spray com água e um cobertor para separar. Não grite com seu orelhudo e muito menos bata nele.
CUIDADOS EXTRAS
Algumas atitudes podem ajudar, como: trocar objetos (brinquedos ou potes de água); brincar com os dois e oferecer petiscos no encontro.